domingo, 13 de março de 2011

Shaders: o que são e para que servem


Para nós, gamers, os jogos aparecem como um pacote completo que envolve gráficos, jogabilidade, trama e outros aspectos fundamentais. Conseguimos discernir uma coisa da outra, identificar falhas e até mesmo propor soluções para certos problemas pontuais. Alguns conseguem até imaginar novas mecânicas com as quais qualquer jogo funcionaria de forma bem melhor do que a lançada.
Muitos enxergam o game da mesma forma que um filme, e propõem soluções como se fossem diretores. “Seria melhor se o personagem pudesse atirar enquanto anda” ou “este game seria melhor em terceira pessoa” são frases muito repetidas, como se bastasse trazer a câmera mais para trás ou ordenar que o protagonista faça duas coisas ao mesmo tempo. Para os programadores, porém, tudo isso se resume a cálculos.
Img_normalTodos os aspectos de jogo, controlados ao apertar de um botão, são um intrincado conjunto de contas matemáticas que resultam na imagem vista na tela.
Para deixar tudo mais realShaders são um conjunto de instruções que definem o comportamento da superfície dos objetos na tela. Basicamente, são estes “microaplicativos” que aplicam efeitos como os reflexos do ambiente na lataria de um carro, definem a qualidade das curvas de uma imagem ou a movimentação da água enquanto um personagem está nadando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link Within

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Science Lord

Curtir